Há algum tempo atrás, não era muito comum notar a presença de mulheres nas salas de musculação. Alguns conceitos equivocados, como o de que a musculação torna o corpo masculinizado, sem curvas e com músculos exageradamente grandes acabavam afastando as mulheres das academias. Cada vez mais as mulheres estão se conscientizando de que é possível praticar a musculação e conservar uma silhueta delicada e bem feminina. O segredo é não exagerar.
Benefícios da musculação para mulheres
Quando praticada de forma correta e com a orientação adequada, a musculação feminina pode trazer muitos benefícios. Ela ajuda a emagrecer e queimar as gordurinhas, em um treino leve de musculação é possível eliminar cerca de 300 calorias. A prática dos exercícios ainda tonifica a musculatura, combate a flacidez, ajuda o corpo a ganhar formas mais definidas e melhora a postura.Com a prática da musculação ocorre o aumento da massa magra e o aumento da capacidade do corpo de queimar a gordura corporal.
A musculação também ajuda a diminuir o colesterol e a melhorar o fluxo sanguíneo e é uma grande aliada no combate à osteoporose. A prática dos exercícios faz com que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornem mais resistentes.
Acabe com as dúvidas sobre a musculação feminina
Um dos receios das mulheres em aderir à musculação é acabar engordando. Músculo e gordura são tecidos diferentes. O músculo é mais denso e firme, já a gordura é um tecido mole e sem forma. Adquirir músculos deixa as formas bem definidas e modifica o corpo, mas não significa ganhar peso.E não se desespere, a musculação para mulheres não vai transformá-la em uma montanha de músculos. As mulheres em geral não produzem uma quantidade significativa do hormônio testosterona, o que impede o alto grau de desenvolvimento de músculos. As halterofilistas não ficam com o corpo extremamente musculoso por acaso, para chegar ao mesmo resultado é preciso uma rotina de treinos intensa.